24 nov

Nhoque, como surgiu e como prepara-lo

Ao longo da história da Itália, a penúria dos períodos de guerra deixou ao menos uma herança positiva: diante da escassez de ingredientes surgiu o Nhoque, as mammas exercitaram sua criatividade e criaram receitas que se tornaram clássicos da culinária.

O Nhoque se enquadra na categoria. Embora os historiadores não consigam precisar o momento exato, sabe-se que o primeiro prato de nhoque foi produzido até o século 17. Segundo Sílvio Lancellotti, autor de O livro da cozinha clássica (Editora L&PM), a farinha de trigo, racionada, não faltava na despensa dos ricos, que continuaram a cozinhar suas massas. Já os pobres precisaram inventar um jeito de transformar o pão velho na pasta nossa de cada dia – ralado ou moído, o pão era misturado com um tantinho de farinha e água quente. A massa era modelada em cilindros e cortada em toquinhos, que depois eram cozidos em água ou em um caldo de vegetais e ossos de galinha. E não é que ficava bom? Com o tempo, até os ricos copiaram a ideia. A batata foi a última a entrar na história, pois chegou à Europa no século 18.

Hoje, cada região da Itália tem sua versão de gnocchi (a grafia em italiano). Há receitas com ovos, com farinha de castanhas e ainda preparações doces. Os nomes variam – cavatelli e pisarei, em formato de conchinha, às vezes com ranhuras feitas numa tábua própria, são alguns exemplos.

 

Receita Nhoque La Trattoria

Ingredientes

  • 01 kg de batata cozida
  • 01 xícara de farinha de trigo
  • 02 ovos inteiros.
  • 01 pitada de pimenta
  • 01 pitada de sal
  • 02 colheres de sopa de caldo de legumes
  • 03 colheres de manteiga
  • 50 gramas de parmesão ralado

Modo de preparo

1. Corte as batatas em 04 pedaços e passe por um espremedor.

  Batata

2. Junte todos os ingredientes e misture em um recipiente, logo após e leve a geladeira por 20 min.

  

3. Coloque a massa sobre a farinha de trigo e faça tira.

  
4. Corte a tira em cubinhos.
 
5. Para melhor consistência do Nhoque é preciso dar um Choque Termino, leve-o a aguá quente por 05 min e depois para a aguá fria.
  
6. Agora só escolher o molho que deseja e se deliciar! 😀

 

Fique por dentro do nosso Blog, publicaremos uma matéria sobre os molhos do La Trattoria!!

Curta a nossa pagina no Facebook Restaurante La Trattoria